Páginas

segunda-feira, 12 de março de 2018

COMO PREVENIR O CANCRO?

Como prevenir o cancro? 180312.

São inúmeros os estudos para determinar os factores de risco do cancro, e com essa informação promover a prevenção da doença e o diagnóstico precoce. Poucos são os factores de risco cientificamente provados, pelo que prevenir o cancro passa no fundo por promover a saúde, através de hábitos de vida saudáveis que contribuem para a redução do risco. Cerca de 90% dos cancros estão relacionados com o ambiente e hábitos pouco saudáveis, e não com causas genéticas como habitualmente se pensa.

Cada indivíduo é, assim, o principal interveniente na prevenção do cancro, pelas escolhas que faz no seu dia-a-dia ao longo da vida. Praticar uma alimentação equilibrada, rica em vegetais e pobre em gorduras, manter um peso adequado, praticar actividade física e evitar o consumo de álcool em excesso e o tabaco, são exemplos de hábitos saudáveis para prevenir a doença.

Mas o cancro não é uma doença mas um grupo de doenças, há muitas informações sobre o que somos nos nossos genes e algumas destas informações estão relacionadas com o risco de vir a ter cancro. Essas informações genéticas acrescem aos nossos comportamentos, ou seja, se temos risco genético e lhe acrescentamos risco comportamental, aumentamos o nosso risco global de ter cancro.

Estudam-se várias áreas na prevenção de cancro:

• Formas de evitar ou controlar comportamentos ou atividades que se sabe aumentarem o risco de vir a ter cancro;
• Alterações na dieta e estilo de vida;
• Encontrar lesões pré-cancerosas;
• Quimioprevenção, ou seja, usar medicamentos para prevenir o cancro

É importante que cada pessoa visite regularmente o seu médico de família, seguindo uma rotina de controlo da sua saúde de acordo com o seu estilo de vida e a sua idade. O seu médico saberá avaliar qualquer alteração ou sintoma que apresente e que mereça estudos complementares ou atos de tratamento preventivos.

Sem comentários: