Páginas

sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

MORTE SÚBITA AO LEVANTAR DA CAMA

Um amigo deu-me a notícia do falecimento, inteiramente inesperado, da esposa o que foi demasiado chocante e doloroso. A dor deste viúvo deve ter sido inimaginável por grande parte das pessoas mas, devido à sua formação e carácter, estará a superar o desgosto e a reagir pela positiva, até porque o seu trabalho lhe exige muita serenidade, atenção e dedicação às muitas crianças que dele dependem. 

A propósito de morte súbita, li há poucos dias um pequeno texto sobre o perigo de uma pessoa sair da cama apressadamente e tentar andar o que pode originar paragem cardíaca. 
Depois de acordar devemos continuar 30 segundos na cama e mexer o corpo para acelerar a circulação que, durante o sono, estava calma e não exigia esforço cardíaco porque o sangue circulava na horizontal, depois sentar-se na beira da cama, durante mais 30 segundos, A seguir, por-se de pé e aguardar 30 segundos antes de dar o primeiro passo. Só então temos o coração preparado para continuarmos, normalmente, sem desequilíbrios. 
O desequilíbrio, só por si, em idosos, pode ter consequências graves mas, se não forem respeitados os 30+30+30 segundos, um colapso cardíaco pode ocorrer devido à impreparação do coração para aguentar a passagem da modorra da noite em que não havia necessidade de esforço para o trabalho cardíaco normal. 
Muita gente morre ao levantar-se e é encontrada sem vida algum tempo depois pela família. Será bom divulgar. 

Sem comentários: