Páginas

segunda-feira, 1 de maio de 2017

SISTEMA IMUNITÁRIO. FACTOS CURIOSOS

Factos curiosos sobre o sistema imunitário que possivelmente não conhece
170501. POR DANIELA COSTA TEIXEIRA


O sistema imunitário é o escudo protector da saúde. Fique a saber mais.
© iStock LIFESTYLE CORPO HÁ 3 HORAS POR DANIELA COSTA TEIXEIRA

O sistema imunitário é um conjunto de estruturas e processos biológicos, que incluem células, tecidos e órgãos, que tem como função a protecção do organismo, deixando-o capaz de combater contra todo o tipo de agressores e, assim, promover a boa saúde.
Ter um sistema imunitário forte é sinónimo de saúde a todos os níveis. Este ‘escudo protector’, quando intacto, consegue prevenir e curar alguns tipos de doenças ou problemas de saúde.

Como lhe contámos aqui, existem factores que interferem directamente com o sistema imunitário, que está ‘ligado’ as intestinos e que pode, na verdade, ser o segredo para a cura do cancro. Mas há mais a conhecer sobre este conjunto de defesa pessoal. De acordo com o Huffington Post, eis cinco curiosidades sobre o sistema imunitário:

1 – O sistema imunitário consegue reinventar-se dia após dia, ou seja, é sempre capaz de fazer frente a novos agentes agressores, como germes, bactérias, vírus ou parasitas. A imunidade é construída todos os dias, salvo em casos de doenças ou síndromes auto-imunes.

2 – O sistema imunitário depende e fica a ganhar com a glândula timo, mas esta atinge o seu auge apenas durante a puberdade, altura em que é mais capaz de combater as bactérias e vírus. Depois da adolescência, a glândula timo encolhe e, aos poucos, torna-se num depósito de tecido adiposo;

3 – Lavar as mãos é uma das formas mais eficazes de proteger o sistema imunitário, uma vez que previne a propagação de doenças que surgem facilmente com o contacto repetido e continuado com germes;

4 – Estilo de vida saudável é determinante para o sistema imunitário, estando a boa qualidade do sono, a alimentação equilibrada, o exercício físico e a meditação entre os factores que mais contribuem para um escudo protector mais eficaz.

Sem comentários: